- Notícias

Saiba o que há de mais novo.

Postado dia 28 de Outubro de 2024.

Câncer Gastroesofágico: desafios, causas e tratamento

O câncer gastroesofágico abrange tumores que se desenvolvem no esôfago e no estômago, sendo um dos grandes desafios na oncologia por sua alta taxa de mortalidade e diagnóstico geralmente tardio. No Brasil, a estimativa do INCA é de 704 mil novos casos de câncer por ano entre 2023 e 2025, com destaque para os cânceres gastrointestinais, que incluem esôfago e estômago. Entre as causas principais..
Postado dia 24 de de 2024.

História: primeira cirurgia bariátrica em Foz completa 25 anos

Era 9 de setembro de 1999 quando a paciente Edy (o sobrenome não será informado por questões de sigilo médico) entrava no centro cirúrgico da Santa Casa Monsenhor Guilherme para um procedimento raro, na época, mas importante para sua saúde. Era a primeira cirurgia bariátrica pelo Sistema Único de Saúde (SUS) realizada em uma instituição hospitalar de Foz do Iguaçu, feita pelos médicos Dr. Walid..
Postado dia 11 de de 2024.

Gordura no fígado pode levar a hepatite, cirrose e até câncer, alertam especialistas

A esteatose hepática, popularmente conhecida como gordura no fígado, é uma condição caracterizada pelo acumulo excessivo de gordura nas células do fígado. Embora possa ser silenciosa em seus estágios iniciais, ela pode evoluir para problemas mais sérios se não tratada adequadamente, desencadeando casos de hepatite, cirrose e até câncer do fígado. Um estilo de vida saudável é a melhor forma de..
Postado dia 22 de de 2024.

Maio Roxo chama a atenção para as doenças inflamatórias intestinais

Com a lembrança do Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal, no último domingo, 19 de maio, diversas instituições aproveitam para promover a campanha Maio Roxo, que visa chamar a atenção para as patologias que afetam alguma parte do sistema digestório. Estas doenças não são contagiosas e as causas ainda são difíceis de determinar. Apesar de não haver cura, os tratamentos podem devolver a..
Postado dia 03 de de 2024.

Uso irresponsável de medicações pode prejudicar a saúde gastrointestinal

É comum as pessoas tomarem alguns medicamentos para melhorar algo na saúde. É só ter uma dor de cabeça, um mal-estar ou uma outra dor localizada que já saem tomando remédio sem qualquer responsabilidade. No entanto, este uso irresponsável de medicações pode afetar de forma prejudicial a saúde gastrointestinal. Médicos especialistas de Foz alertam para o uso consciente. Segundo o médico especialista..