As alergias alimentares ocorrem quando o sistema imunológico do corpo responde de maneira anormal a certos alimentos, podendo atingir a pessoas de todas as idades. Nos bebês, a mais comum é a alergia à proteína do leite de vaca (APLV), que aparece antes de 1 ano de idade e, muitas vezes, é confundida com intolerância à lactose. As duas compartilham alguns sinais e sintomas, mas possuem diferenças importantes, alertam gastropediatras.
Enquanto a APLV ocorre em bebês menores de 1 ano, a intolerância à lactose é muito rara em crianças com menos de 5 anos de idade. A alergia ao leite pode desencadear sintomas na pele como erupção cutânea, urticária, pele seca, escamosa ou coceira; no sistema digestivo como diarreia, vômitos, constipação e refluxo; e no sistema respiratório como respiração barulhenta, tosse e corrimento nasal. Já a intolerância à lactose não envolve o sistema imunológico e é causada pela incapacidade de digerir o açúcar encontrado no leite e outros alimentos.
Segundo a médica gastropediatra, Dra Hadieh Bacha (CRM-PR 33.481), a alergia à proteína do leite de vaca tem aumentado em crianças, aparecendo em cada 7 de 100 bebês, no entanto, não é preciso evitar este tipo de alimento antes do diagnóstico. “A APLV não tem um histórico familiar, e está ligada ao sistema imunológico, depois do bebê comer ou beber produtos contendo proteína de leite de vaca. Por isso é bom ficar atento e levar ao gastropediatra em caso de sintomas”, explicou.
Uma vez que a alergia é diagnosticada, os sintomas são gerenciáveis e sem necessidade de grandes mudanças na alimentação. “É importante destacar que este tipo de alergia não é uma condição permanente, e é comum que metade supere logo após completar um ano, outra parte até três anos, e quase todos até os seis anos de idade”, completou a médica.
É importante lembrar que os recém-nascido precisam ser alimentados com leite materno exclusivamente até os seis meses, e que, mesmo após a introdução alimentar, eles sejam amamentados até os dois anos.
A Dra Hadieh Bacha atende na Gastroclínica em Foz do Iguaçu. Ela é Pediatra (RQE 18538) com especialização em gastroenterologia pediátrica pelo Hospital das Clínicas de São Paulo. A Gastroclínica fica na Rua Martins Pena, 353 – Jardim Festugato. Agende sua consulta pelo telefone (45) 98414-2374.